O que é a linha karman?

O que é a Linha de Karman?

Neste pequeno artigo, vais descobrir o que significa esta linha e quais são os seus limites.

Boa exploração!!!

A difícil definição da fronteira entre a Terra e o espaço

Onde está exatamente a fronteira do espaço? Depende de a quem perguntar.

À medida que mais países e empresas comerciais se dirigem para a estratosfera, o debate sobre a definição de espaço está a aquecer. Se perguntarmos a alguém onde fica o espaço, provavelmente apontará para o céu. É lá em cima, não é?

Só que ninguém sabe realmente onde termina o “espaço aéreo” e começa o “espaço exterior“. Isto pode parecer trivial, mas definir esta fronteira pode ser importante por uma série de razões (que pessoas que voam alto podem ser designadas como astronautas…)…‍?

Hoje, como a Virgin Galactic e a Blue Origin parecem estar prestes a enviar passageiros pagantes em trajetórias suborbitais, muitas pessoas se perguntam se esses turistas sortudos ganharão suas asas de astronauta.

Atualmente, sim, de acordo com a prática dos EUA. Isso é um problema? “Não, acho que é ótimo”, diz o astronauta da NASA Mike Massimino, que ajudou a reparar o Telescópio Espacial Hubble.

É realmente importante onde o espaço começa?

Os tratados internacionais definem o “espaço” como livre para todos explorarem e usarem, mas o mesmo não acontece com o espaço aéreo soberano sobre as nações. As leis que regem o espaço aéreo e o espaço exterior são diferentes; Voar um satélite a 88 km sobre a China é aceitável se o espaço começar a 80 km de altura, mas se o limite for fixado em 100 km, o satélite pode acabar por ser tratado como um ato de agressão militar.

” Onde termina o espaço aéreo de um país e começa o espaço?”, pergunta Jonathan McDowell, do Centro de Astrofísica de Harvard.

” Quando se chega a acordo sobre uma fronteira do espaço, chega-se a acordo sobre uma fronteira onde se aplica o direito espacial. “

No entanto, os Estados Unidos e certos outros países têm resistido a uma delimitação formal e internacional do espaço, alegando que não é necessária e que “não surgiram problemas jurídicos ou práticos na ausência de tal definição”. Outros defendem que a manutenção de uma fronteira distinta será crucial, dado o número crescente de programas espaciais nacionais e de voos espaciais privados…

Como é atualmente definido o termo “espaço”

A maioria dos especialistas diz que o espaço começa no ponto em que as forças dinâmicas orbitais se tornam maiores do que as forças aerodinâmicas, ou no ponto em que a atmosfera, por si só, é insuficiente para suportar uma nave que voa a velocidades suborbitais?

Historicamente, sempre foi difícil identificar este ponto numa altitude precisa.

Qual a idade da Linha de Karman?

Nos anos de 1900, o físico húngaroTheodore Von Kármán determinou que o limite estava a uma altitude de cerca de 80 km, ou seja, aproximadamente 80 km acima do nível do mar. Hoje, no entanto, a linha de Kármán é fixada no que a NOAA chama de “um limite imaginário”, que é de 62 milhas acima do nível do mar, ou cerca de cem quilómetros acima do nível do mar…?

A Fédération Aéronautique Internationale (FAI), que mantém normas e registos para a astronáutica e a aeronáutica, também define o espaço como começando a uma altitude de cem quilómetros. Mas a Administração Federal de Aviação, a Força Aérea dos EUA, a NOAA e a NASA usam geralmente 80 quilómetros (50 milhas) como limite, com a Força Aérea a atribuir o nome de astronauta aos pilotos que ultrapassam essa marca. A NASA, por outro lado, coloca a linha em 76 milhas (122 quilómetros), uma vez que este é “o ponto em que a resistência atmosférica se torna percetível” , escrevem Bhavya Lal e Emily Nightingale, do Science and Technology Policy Institute, num artigo de revisão de 2014.

Como é que as pessoas discordam?

É muito político, ao que parece,

Não há nenhuma distinção fácil entre “espaço” e “não espaço” , em parte porque a atmosfera da Terra não desaparece simplesmente; pelo contrário, ela torna-se progressivamente mais fina ao longo de cerca de 600 milhas (965 km).

Tecnicamente, a Estação Espacial Internacional – que orbita a uma altura média de 253 milhas (408 km) – não estaria no espaço se definíssemos “espaço” como a ausência de uma atmosfera….

Além disso, não existe uma altitude única acima da qual um satélite possa permanecer em órbita de forma estável; depende do tipo de satélite e da sua trajetória orbital, explica McDowell. McDowell.

Prodígio na elaboração de listas, McDowell estava a compilar dados sobre foguetões, astronautas e outros objectos espaciais, e foi à procura de um limite internacional aceite que o ajudasse a decidir que dados incluir. Quando se apercebeu de que não havia nenhuma, decidiu encontrar uma revisitando os tipos de cálculos feitos por Von Kármán.

Ele retirou as trajectórias orbitais publicamente disponíveis de 43.000 satélites e ordenou-os de acordo com os pontos mais baixos das suas órbitas (chamados perigeu) à medida que reentravam na atmosfera. A partir daí, ele percebeu que os satélites podiam orbitar o planeta muitas vezes abaixo de uma altitude de 62 milhas (100 km), mas que aqueles que mergulhavam abaixo de 50 milhas na maioria das vezes encontravam um fim rápido e inflamavam.

Depois disso, ele refez os cálculos de Von Kármán e descobriu que as contribuições atmosféricas de naves espaciais em órbita se tornam insignificantes a cerca de 80 km de altitude.

” O que não vemos são os satélites que descem até 112 km e voltam a subir”, diz ele. “Há um limite bastante claro, um limite decentemente claro, entre a altura do perigeu e o ponto em que você não pode voltar.”

Quando será definida uma fronteira universal?

McDowell acredita que essa conversa se acelerará à medida que os empreendimentos comerciais de voos espaciais comecem a passar mais tempo na região entre 50 (80 km) e 200 milhas (321 km) de altitude.

” Penso que à medida que a atividade espacial se aproxima desse regime, haverá mais pressão para se chegar a um acordo sobre um limite”, diz.

Os passageiros pagantes de voos suborbitais serão chamados “astronautas”?

Por enquanto, sim, pelo menos se estiverem a fazer a viagem a partir de um local de lançamento nos EUA. A FAA e a Força Aérea dos EUA concordam que voar a mais de 50 milhas (80 km) acima do nosso planeta dá-lhe este título.

O que pensam os astronautas da NASA?

Algumas pessoas podem argumentar que orbitar é o que define um astronauta. No entanto, “acho que Alan Shepard e Gus Grissom iriam discordar” Diz Terry Virts, um ex-comandante da Estação Espacial Internacional que passou mais de 213 dias em órbita. “Estes são os dois primeiros astronautas americanos que não entraram em órbita.”‍?

De acordo com o sr. Virts, há uma grande diferença entre um vôo suborbital de cinco minutos e uma missão orbital de seis meses, mas em ambos os casos, as pessoas que fizeram os dois tipos de viagem ganharam o título de astronauta.

” Se amarrarmos o nosso rabo a um foguetão, acho que isso vale alguma coisa”, diz Virts. “Quando eu era piloto de F-16, não tinha inveja do facto de os pilotos de Cessna serem chamados de pilotos. Penso que toda a gente sabe se pagou para ser um passageiro num voo suborbital de cinco minutos ou se é o comandante de um veículo espacial interplanetário. São duas coisas diferentes”.

Massimino reconhece que existe uma distinção significativa entre ser selecionado como astronauta da NASA – o treino, a luta, as rejeições, a pressão…. – e ser um cliente pagante. Mas ele também é a favor de que os turistas espaciais mereçam esse título…” Eu acho que se você cruzar essa linha, você certamente se qualifica como um astronauta”, diz ele.

Esperamos que este post tenha ajudado a compreender tudo sobre a Linha Karman.

Veja você em breve no O Pequeno Astronauta!?

Descubra nosso próximo artigo: manga sobre o espaço

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